• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Harmonia Das Cores

Leave a Comment
As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atractivo.
O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas.



a-cor-acertada-pintar-a-casa
Circulo cromático

Harmonia monocromática

a-cor-acertada-pintar-a-casa


É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam dentro do mesmo matiz. Utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto ou branco. No entanto com esta combinação poderá ser difícil ressaltar os elementos importantes.


Harmonia Análoga

a-cor-acertada-pintar-a-casa

É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas (terciárias). Uma cor é utilizada como dominante enquanto as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.

Harmonia complementar

a-cor-acertada-pintar-a-casa

É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Ou seja, são cores que se encontram simétricas com respeito ao eixo.
Esta harmonia funciona ainda melhor quando são combinadas cores frias com cores quentes, como por exemplo, vermelho com verde-azul ou violeta com amarelo. A harmonia complementar é intrinsecamente uma harmonia de contraste.

Harmonia triádica

a-cor-acertada-pintar-a-casa

É a harmonia que utiliza três cores equidistantes no círculo cromático. Por exemplo azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue um efeito visual muito atraente. Oferece um alto contraste visual ao mesmo tempo que conserva o balanço e a riqueza das cores.

Print Friendly and PDF

Pintar a casa

0 comentários:

Enviar um comentário