• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Patologias Da Cor

Leave a Comment
As patologias mais frequentes associadas à cor são:

Degradação da cor por efeito da luz e alcalinidade
Degradação por calcinação

Degradação da cor por efeito da luz e alcalinidade
A degradação por efeito da luz verifica-se quando se utiliza no exterior pigmentos de baixa resistência à luz em cores suaves, ou seja, cores com elevada quantidade de dióxido de titânio em relação à quantidade de pigmento.
A degradação é notória quando as zonas expostas à luz solar sofrem alteração da tonalidade, por vezes, com o aparecimento de manchas e as zonas não expostas mantém a cor original e uniforme. Naturalmente todas as cores sofrem alteração, mas essas alterações não são perceptíveis ao olho humano quando se utilizam pigmentos de elevada resistência no exterior.

Degradação-por-efeito-da-luz-pintar-a-casa
Degradação por efeito da luz

O fenómeno de alteração de cor por alcalinidade é um fenómeno físico-químico. Os sais contidos nas massas do suporte migram para a superfície, dissolvidos na água que evapora através das fissuras provocadas por retracção do suporte ou por outros fenómenos. Na superfície da tinta o meio torna-se alcalino e forma uma camada branca. Mesmo com pigmentos resistentes, o contacto prolongado provoca a degradação dos mesmos. Normalmente por efeito da chuva, essa camada é lavada e fica à vista a alteração da cor. Esta alteração é restrita à área circundante da fissura, o que no caso de existir micro fissuração em todo o painel, a película da tinta fica toda manchada.
Normalmente isto só acontece nas zonas fissuradas, pois a aplicação de um primário anti-alcalino forma uma barreira que impede que este processo seja generalizado.

Degradação-por-efeito-da-alcalinidade-pintar-a-casa
Degradação por efeito da alcalinidade

Degradação por calcinação
Este fenómeno está directamente ligado à qualidade da tinta aplicada, manifesta-se pelo aparecimento de um pó esbranquiçado na superfície da tinta. Um dos componentes mais importante para se prolongar a resistência da tinta é a resina. A resina funciona como elemento agregador dos constituintes da tinta, dependendo da quantidade ou da qualidade da resina, a tinta apresenta maior ou menor resistência.
As tintas económicas contêm uma percentagem baixa de resina e uma elevada quantidade de cargas, o que sobre o efeito agressivo dos raios solares, provoca uma degradação rápida do ligante e consequentemente dos restantes componentes.
Já nas tintas de boa qualidade este fenómeno dificilmente acontece ou só aparece ao fim de muitos anos de aplicação.

Degradação-por-calcinação-pintar-a-casa
Degradação por calcinação


Print Friendly and PDF

Pintar a casa


0 comentários:

Enviar um comentário