• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Preparação Do Suporte Sistema Therminnov [ETICS]

Leave a Comment
Os suportes em alvenaria (tijolo ou blocos de betão) ou betão devem apresentar uma superfície plana, isenta de irregularidades e defeitos de planimetria superiores a 1 cm quando controlados por uma régua de 2 m de comprimento. Se esta condição não estiver garantida, a superfície deve ser regularizada através da aplicação de um reboco.

Os suportes devem apresentar-se mecanicamente resistentes, consistentes e isentos de zonas em fase de destacamento. Devem estar perfeitamente limpos, isentos de poeiras, sujidades, gorduras e óleos descofrantes ou qualquer outra substância que possa comprometer a aderência das placas de EPS ao suporte.

Se as paredes se apresentarem fissuradas, é necessário identificar as causas que produziram as fissuras, de modo a averiguar se são estáveis ou se são o resultado de movimentos ainda activos. Neste último caso, antes de executar o sistema de isolamento térmico pelo exterior, é necessário efectuar intervenções que impeçam posteriores movimentos do edifício e, por consequência, que evitem que a propagação das fissuras venha a afectar as placas de EPS, os barramentos e os próprios acabamentos do sistema.

No caso de fissuras estáveis, cujos únicos movimentos são os associados aos inevitáveis gradientes termo-higrométricos, deve proceder-se ao enchimento das fissuras que apresentem abertura superior a 2 mm, usando a mesma argamassa de colagem das placas de EPS. Esta operação é realizada, como é óbvio, antes da colagem das referidas placas.

Numa reabilitação é possível executar o sistema de isolamento térmico pelo exterior sobre um suporte já existente de cerâmica ou pedra natural desde que se prepare devidamente o suporte e se sigam rigorosamente as seguintes indicações:

• Verificar o estado das peças (se estão partidas e/ou a descolar). Remover as peças soltas e com som oco;
• Efectuar rasgos na cerâmica para promover a aderência ou aplicar um primário adequado do tipo ISOLANTE BETONILHA aditivado com cimento;
• Desengordurar e limpar o suporte de poeiras e outros detritos;
• Fazer um barramento com ARGAMASSA THERMINNOV 2009 sobre o suporte com rede de fibra de vidro incorporada usando 1-1,5 kg/m2 de produto;
• Em pequenas áreas em que haja, pontualmente, zonas com cerâmica ou cerâmica porosa aplicar uma argamassa adequada como um chapisco aditivado;
• Executar normalmente o sistema sem descurar as fixações mecânicas, perfurando até ao reboco.

Print Friendly and PDF

Pintar a casa

0 comentários:

Enviar um comentário