• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Colagem Do Isolante Térmico [ETICS]

Leave a Comment
A argamassa de colagem deve ser aplicada sobre a placa de isolamento e nunca deverá ser utilizada para preencher as juntas entre as placas. A colagem das placas de EPS pode ser realizada por barramento total, com talocha dentada com entalhes de 6x6 mm ou 10x10 mm ou através da colagem por pontos ou ainda da colagem por bandas. A colagem contínua garante uma colagem total por toda área da placa bem como evita a formação de possíveis condensações de água entre o suporte e o EPS, efeito comum na colagem por pontos.


pintar-a-casa


No caso do barramento total, a argamassa de colagem é distribuída de forma homogénea sobre toda a superfície da placa de EPS, com excepção de uma zona com cerca de (1cm )2 cm de largura ao longo de todo o perímetro da placa, de forma a evitar que a argamassa reflua para a união entre placas contíguas, criando assim uma ponte térmica.

A espessura da argamassa de colagem a utilizar é a estritamente necessária para cobrir de modo homogéneo a superfície da placa e para eliminar eventuais diferenças de plano (inferiores a 4 mm) do suporte. Para se obter a espessura aconselhada deve utilizar-se uma talocha dentada de 10x10 mm.

A profundidade dos entalhes da talocha dentada condiciona a espessura da camada de argamassa. Por exemplo, uma talocha dentada com entalhes de 10x10 mm permite obter uma camada de argamassa com uma espessura média de 5 mm.



Colagem-das-placas-de-EPS-por-barramento-total-pintar-a-casa
Colagem das placas de EPS por barramento total


Na fotografia da figura anterior, reproduz-se um erro comum que consiste no barramento das placas até ao seu limite não assegurando uma faixa livre de cerca de 2 cm ao longo de todo o perímetro da placa.

Na colagem por pontos, devem colocar-se pelo menos 6 “pedaços” na imagem estão 8 de argamassa em cada placa de EPS e alisar fazendo um círculo com cerca de 15 com de diâmetro.



Colagem-por-pontos-das-placas-de-EPS-pintar-a-casa
Colagem por pontos das placas de EPS


Pode ser mais conveniente realizar uma colagem por pontos no caso do suporte se apresentar muito irregular.

Para além das técnicas antes mencionadas, é ainda possível fazer a colagem por bandas das placas de EPS.



Colagem-por-bandas-pintar-a-casa
Figura 24 – Colagem por bandas


Em qualquer tipo de colagem, a argamassa colocada deve distar sempre pelo menos 2 cm dos contornos da placa formando uma faixa, para evitar que a argamassa preencha as juntas entre as placas.

No caso de suportes empenados, deve executar-se um pré-reboco de forma a regularizar a alvenaria e depois proceder à colagem normal da placa de EPS.

De realçar o facto do consumo da argamassa ser maior no caso da colagem por pontos do que no caso da colagem por barramento total. Assim, em termos orientativos, o rendimento da ARGAMASSA

THERMINNOV 2009, considerando a colagem das placas de EPS e as camadas base e final, é de cerca de 8 kg/m2 no caso da colagem das placas de EPS por barramento total e é de cerca de 12 a 14 Kg/m2 no caso da colagem por pontos, conforme a planimetria da parede de tijolo ou bloco.


Print Friendly and PDF

Pintar a casa

0 comentários:

Enviar um comentário