• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Rufos, Caleiras e Tubos de Queda e Principais Patologias

Leave a Comment

Os rufos são peças de protecção e arremate em telhados, que em perfil tradicional ou em coberturas do tipo invertido. A sua prinicipal funcionalidade é impedir a passagem de água nos pontos da cobertura onde a telha não chega, funcionando como um complemento da mesma.

Beirado-com-rufo-degradado-pintar-a-casa
Figura III.7 – Beirado com rufo degradado

Outros elementos complementares dos telhados são os sistemas de caleiras e tubos de queda. As primeiras são elementos colectores das águas pluviais que são encaminhadas para os tubos de queda que promovem o seu escoamento, mantendo a cobertura livre de acumulação excessiva de água.

Estes elementos de construção são geralmente de origem metálica (ferrosa ou não ferrosa) ou então em PVC. 

Tubo-de-queda-pintar-a-casa
Figura III.8 - Tubo de queda

Principais Patologias

No caso do elemento ser de origem ferrosa, o que acontece em edifícios mais antigos, as principais patologias são pontos de corrosão (em certos casos pode existir corrosão extrema e apodrecimento com perfuração da chapa), farinação da película de tinta protectora, entre outras.

No caso do elemento ser de origem não ferrosa, o que acontece em edifícios mais recentes, as principais patologias são descasques, fissuração e farinação da película de tinta protectora.

Tubo-de-queda-com-suportes-enferrujados-pintar-a-casa
Figura III.9 - Tubo de queda com suportes enferrujados

As patologias observadas nos rufos, caleiras e tubos de queda podem ser também originadas por patologias das fachadas dos edifícios, pelo que o seu correcto tratamento é fundamental para o sucesso da restante pintura do edifício.

Print Friendly and PDF

Pintar a casa


0 comentários:

Enviar um comentário