• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Que Destino Dar Aos Restos De Tinta?

Leave a Comment
Os restos de tintas vernizes são considerados resíduos perigosos. De acordo com a Lista Europeia de Resíduos são classificados com o código 08 01 11 (*) - Resíduos de tintas e vernizes contendo solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas. Os restos de tintas, vernizes e solventes podem ser absorvidos pelo solo ou atingir as águas subterrâneas, contaminando o lençol freático”.



Caso tenha em casa latas de tinta antigas, poderá optar pelo seguinte:
- Contactar a Câmara Municipal de residência para saber se recolhem este tipo de resíduo perigoso e quais as práticas que deve adoptar para o entregar.
- Contactar um Ecocentro para saber se recolhem este tipo de resíduos e entregar lá diretamente, caso a resposta seja positiva.
- Enviar ao local de fabrico para que eles possam avaliar a qualidade da tinta e verificar se pode ou não ser ainda aproveitada pelo cliente ou eventualmente reutilizada internamente pelo fabricante.

Opcionalmente, caso já não necessite de utilizar a tinta, e se esta estiver em bom estado, ficam as seguintes dicas:
- Doe a tinta, entregando-a a amigos que possam utilizá-la em breve, ou doando a tinta para instituições locais que necessitem.
- Utilize a tinta como um camada base, para fazer misturas futuras. Neste caso, recomenda-se o contato com o fabricante para ter a certeza de que a mistura de produtos utilizados lhe irão garantir um esquema de pintura adequado às suas necessidades e que o mesmo irá resultar.

Para consumidores médios ou industriais:
- Contatar uma empresa Operadora de Resíduos Licenciada para receber este tipo de resíduo.
No website da Agência Portuguesa do Ambiente, podem encontrar uma Lista dos Operadores de Resíduos Autorizados para recolher este tipo de resíduos (código LER: 08 01 11). O website é o: http://bit.ly/1qRXxHT

Patrícia Rodrigues – Departamento de Ambiente

0 comentários:

Enviar um comentário