• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Que destino dá às embalagens de tinta utilizadas?

Leave a Comment
A legislação nacional sobre gestão de embalagens e resíduos de embalagens prevê a obrigatoriedade dos embaladores assegurarem a existência de um Sistema de Gestão dos Resíduos devidamente licenciado.

O Grupo 2000 aderiu ao Sistema de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, entidade licenciada para gerir resíduos de embalagens, garantindo, deste modo, o correcto encaminhamento dos resíduos produzidos para valorização e reciclagem, dando continuidade à sua vida útil.

A Fábrica de Tintas 2000, dispõem, de um Certificado Ponto Verde, atestando o cumprimento das respectivas responsabilidades decorrentes da legislação nacional específica, no que respeita à gestão de resíduos de embalagens, através da adesão ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, nos termos do contrato assinado com a Sociedade Ponto Verde.

  • DESTE MODO, TORNA-SE ESSENCIAL ESCLARECER OS NOSSOS VISITANTES SOBRE O DESTINO QUE DEVERÁ SER DADO ÀS EMBALAGENS QUE CHEGAM AO FIM, TORNANDO-SE NUM RESÍDUO1

Embalagens de Metal
Podem ser reaproveitadas no circuito de reciclagem.
Colocar no ecoponto amarelo, depois de bem escorridas e amassadas.
Embalagens de Plástico
              
Não podem ser reaproveitadas no circuito de reciclagem.
Depois de bem escorridas colocar nos contentores do lixo urbano normal.















Idealmente deverá ser aproveitado o máximo de tinta possível, escorrendo bem as embalagens para que vá o mínimo na embalagem encaminhada para a reciclagem ou para o lixo.


CONSUMIDORES DOMÉSTICOS:

Alternativa 1:

- Colocar as Embalagens de metal, bem escorridas e amassadas no Ecoponto Amarelo.
- Colocar as Embalagens de Plástico, bem escorridas, no lixo doméstico comum.





Alternativa 2:
- Caso não disponham de um Ecoponto perto da habitação, poderão recorrer a um Ecocentro para depositar as Embalagens de Metal. Normalmente no website da Câmara Municipal pode ser encontrada informação sobre o(s) Ecocentro(s) existente(s) em cada concelho.
- Colocar as Embalagens de Plástico, bem escorridas, no lixo doméstico comum.

CONSUMIDORES MÉDIOS (EMPRESAS DE PINTURA, ETC...) E CONSUMIDORES INDUSTRIAIS:

Alternativa 1:
- Recorrer a um Ecocentro para depositar as Embalagens de Metal, seguindo os cuidados acima mencionados. Normalmente no website da Câmara Municipal pode ser encontrada informação sobre o(s) Ecocentro(s) existente(s) em cada concelho.
- Colocar as Embalagens de Plástico, bem escorridas, no lixo urbano comum.

Alternativa 2:
- Recorrer a uma empresa Operadora de Resíduos Licenciada para encaminhar, quer as embalagens de plástico, quer as embalagens de metal.
No website da Agência Portuguesa do Ambiente, podem encontrar uma Lista dos Operadores de Resíduos Autorizados para recolher este tipo de resíduos (código LER: 15 01 10). O website é o: http://bit.ly/1qRXxHT

Patrícia Rodrigues

Print Friendly and PDF Pintar a casa

0 comentários:

Enviar um comentário