• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Dia Internacional da Juventude

Leave a Comment
No dia 12 de Agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Em 2014, o tema foca-se na “ Saúde Mental”.

Jovens com problemas de saúde mental, são muitas vezes alvos fáceis de estigmas e discriminação, criando situações de exclusão e/ou o desencorajamento na procura de ajuda com receio de serem rotulados negativamente. 

São necessários esforços para superar este estigma e assegurar que jovens com problemas de saúde mental possam viver vidas plenas e saudáveis, livres do isolamento e de vergonha desnecessárias, bem como assegurar de que procuram regularmente serviços e o apoio de que necessitam.

Na Europa, jovens entre 18 e 24 anos têm pelos menos mais 50% de probabilidades de se magoarem no trabalho, do que os trabalhadores mais velhos. São também mais propensos a sofrem doenças profissionais.

Por detrás das estatísticas existem histórias individuais: 
- jovens que têm de viver com as consequências de acidentes e doenças profissionais; 
- jovens que morrem, quando tinham toda uma vida à sua frente.

Empregadores, educadores, profissionais de higiene e segurança, governantes e os jovens trabalhadores por eles mesmos – todos temos a responsabilidade de manter os jovens seguros e saudáveis.

Porque são os jovens mais vulneráveis? 
- podem ter falta de maturidade física e psicológica
- podem ter falta de competências e formação 
- podem não ter conhecimento dos deveres dos empregadores e dos seus direitos e responsabilidades 
- podem ter falta de confiança para falar, caso haja algum problema.

A campanha de 2014 está focada em chamar a tenção para os desafios enfrentados pelos jovens com A campanha de 2014 está focada em chamar a tenção para os desafios enfrentados pelos jovens com problemas mentais, incluindo o combate ao estigma a promoção da inserção social, de forma a abrir problemas mentais, incluindo o combate ao estigma a promoção da inserção social, de forma a abrir as portas, para todo os jovens, à concretização das suas aspirações e objetivos. as portas, para todo os jovens, à concretização das suas aspirações e objetivos.

Patrícia Rodrigues

0 comentários:

Enviar um comentário