• facebooktintas2000
  • linkedintintas2000
  • youtubetintas2000
  • youtubetintas2000

Navio Hospital Gil Eannes

Leave a Comment






Na manutenção do Navio Hospital Gil Eannes, que está atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, já estão a ser usados alguns produtos da Tintas 2000: Primário Industrial SR e Maital.

Este navio tem uma história longa e muito interessante.

Quando foi construído chamava-se “Lahneck” e pertencia a uma companhia alemã. Foi comprado na década de 1910 e logo depois foi rebaptizado para “Gil Eannes”, em homenagem ao navegador português, que pela primeira vez dobrou o Cabo Bojador.

Serviu inicialmente para transporte de tropas para a guerra, foi depois fretado para os transportes marítimos, tendo servido na carreira dos Açores, até que em 1927 se converte num navio de assistência à pesca nos bancos da Terra Nova.
Mais tarde, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo é reconstruído e inicia a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava na Terra Nova e na Gronelândia.

O Navio Hospital Gil Eannes é, atualmente, um espaço museológico, que contribui para o desenvolvimento cultural, turistico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar.

Pintar a casa
Print Friendly and PDF 

0 comentários:

Enviar um comentário